sábado, 20 de novembro de 2010

Descoberto buraco negro com apenas 30 anos

Supernova foi descoberta por um amadorÉ o buraco negro mais jovem conhecido até à data, e está (apenas) a 50 milhões de anos-luz da Terra. A equipa do Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, revelou ontem a descoberta do objecto entre os vestígios da supernova 1979C. O objecto celeste está na mira dos investigadores desde 1995, e dá uma oportunidade única a astrónomos e astrofísicos para perceberem como se formam estes misteriosos e massivos sugadores de matéria. 

Os investigadores acreditam que esta supernova, observada pela primeira vez por um astrónomo amador em 1979, resulta da morte de uma estrela 20 vezes mais massiva do que o Sol. Foram atraídos por uma irradiação anormal de raios-X, que podiam significar ou um buraco negro ou a presença de uma estrela de neutrões. 

Têm sido semanas produtivas para as equipas associadas ao Observatório Chandra, que este ano comemora o 11.o aniversário. No final de Outubro, a NASA divulgou detalhes sobre o quasar 3C 186, o objecto mais distante alguma vez observado, a 8 mil milhões de anos-luz da Terra (a distância entre Terra e Sol é de 0,000015 anos-luz). O telescópio de raios-X do Chandra é o mais potente alguma vez posto em órbita, capaz de detectar objectos 20 vezes menos intensos do que conseguia a tecnologia anterior. Cada órbita do observatório em torno da Terra representa algo como um terço da viagem Terra-Lua. A capacidade de resolução é impressionante: algo como conseguir ler letras de um centímetro a 800 metros de distância. Marta F. Reis

Publicado em 16 de Novembro de 2010 

Ricardo Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário