quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Missão japonesa trouxe poeira de asteróide


A agência espacial japonesa (Jaxa) confirmou ontem que conseguiu recolher mais de 1500 partículas de um asteróide "nas redes" da sua sonda Hayabusa, reclamando assim uma estreia mundial. Segundo a Jaxa, esta é a primeira vez que são trazidos para a Terra materiais recolhidos directamente de um corpo celeste, para além da Lua.
"Depois da análise das poeiras, verificámos que quase todas eram extraterrestres e chegámos à conclusão de que se tratava de partículas do asteróide Itokawa", adiantou a Jaxa .
O asteróide escolhido pelos japoneses para recolha das amostras tem entre dezenas e centenas de milhões de anos que está próximo da órbita de Marte.
A sonda Hayabusa regressou à Terra em Junho, depois da sua viagem, e ontem a Jaxa confirmou o sucesso da missão.
"Estou muito comovido, isto ultrapassa os nossos sonhos, tivemos muita sorte", disse o líder do projecto, Junichiro Kawaguchi.
As 1500 partículas recolhidas pela sonda japonesa têm todas uma dimensão inferior a 10 mícrones (um mícron é a milésima parte do milímetro), o que vai exigir a utilização de tecnologias especiais para fazer a sua análise, segundo a Jaxa.
"Esperamos que ao estudar as poeiras do Itokawa vamos conseguir dar um novo contributo para a compreensão da origem do sistema solar", sublinhou a agência.
A cápsula contendo o material do asteróide foi recuperada em Junho, no deserto australiano, depois de ter sido largada pela sonda Hayabusa no seu regresso à Terra. A sonda desintegrou-se posteriormente, ao reentrar na atmosfera terrestre.
A recolha das partículas foi feita em Setembro de 2005, quando a sonda teve o seu rendez-vous com o Itokawa. O regresso ficou marcado por problemas nas telecomunicações da sonda e só ontem a Jaxa teve mesmo a certeza do sucesso da sua missão.


DN

Catarina Fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário