quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Feijão com mais proteínas chega ao mercado em 2011

 
 
O Instituto Agronómico (IAC), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (Brasil), desenvolveu uma nova cultura que produz um feijão 23% mais rico em proteínas e que apresenta um tempo de cozedura de apenas 20 minutos, menos do que feijões comuns.
Denominado IAC Formoso, o novo feijão levou sete anos a ser desenvolvido pela equipa do investigador Alisson Fernando Chiorato, do Centro de Grãos e Fibras do IAC.
Segundo o IAC, a nova cultura também oferece vantagens ao produtor. Da germinação à colheita desenvolve-se em apenas 75 dias, 20 a menos em relação às culturas mais comuns na lavoura como, por exemplo, o IAC Alvorada.
De acordo com o instituto, que também desenvolveu o feijão carioquinha, as sementes do IAC Formoso deverão estar disponíveis para comercialização a partir de Fevereiro de 2011.
«É um feijão com excelente qualidade e caldo grosso devido à libertação de sólidos solúveis totais durante o cozimento dos grãos», disse Chiorato.
O cultivar foi desenvolvido pelo Programa de Melhoramento de Genética do Feijão, que desde a década de 1930 já lançou 40 tipos de grãos diferentes, dos quais seis estão em uso.


Diário Digital
10.11.2010


http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=14936
Google Imagens

Catarina Fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário