sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vulcão desactivado à 400 anos "acorda" e causa danos

Milhares de Indonésios tiveram que deixar suas casas neste domingo (29 Agosto de 2010) depois de um vulcão entrar em erupção pela primeira vez em 400 anos, expelindo lava e deitando fumo e pó a uma altura de até 1.500 metros.
O Monte Sinabung, na Sumatra, entrou em erupção perto de meia-noite (horário local) após emitir estrondos durante vários dias, provocando pânico entre os residentes locais antes do início de uma retirada em massa.
Duas pessoas morreram por problemas respiratórios e outra por ataque cardíaco, enquanto outros moradores locais ficaram feridos durante acidentes nas estradas. Camiões, ambulâncias e autocarros foram mobilizados para participar na operação de resgate.
A Indonésia encontra-se no Anel de Fogo do Pacífico, uma área rodeada de vulcões e fracturas geológicas. A erupção fez com que as autoridades emitissem um alerta vermelho de evacuação.
As autoridades retiraram pelo menos 10 mil pessoas das zonas altas nas encostas do vulcão de 2.460 metros, e levaram-nas para refúgios temporários, numa zona predominantemente agrícola. Elas foram orientadas a permanecer nos refúgios durante uma semana, segundo autoridades locais.
(Fernanda Pádua - http://www.vooz.com.br/noticias/vulcao-desativado-a-400-anos-acorda-e-causa-estragos-43594.html)

Catarina Fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário